sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Colocando o eco-grafite em prática !

No dia 20 de setembro de 2011, eu, Juliana Santos e Angela Gílio, estivemos na escola EE.Profº Maria Soares Santos, no Jardim Briquett, em Itapevi, representando o grupo DNA, para aplicar o projeto de Eco-grafite com os alunos do 1A, noturno.
Desde o início o rojeto foi bem aceito pela coordenação da escola e não tivemos restrição alguma. Pude perceber que projetos, geralmente, são sempre bem aceitos, desde claro, que estejam com ações bem definidas. No nosso caso, calhou de realizarmos o projeto durante a semana da educação ambiental em Itapevi, o que deu ainda mais força ao nosso propósito: propor uma discussão sobre conceitos ambientais, impacto de nossas ações no ambiente e atividades artísticas que possam, se não resolver, mas ao menos, chamar atenção para causas que os alunos considerem importantes. Assim como as propostas rizomáticas sugerem, buscamos realizar um projeto em que os alunos adquirissem conhecimentos, debatessem, trocassem experiências, descobrissem novas possibilidades de manifestação e se reconhecessem capazes de produzir e propagar algo.

Para realizarmos o projeto, levamos os alunos para a sala de vídeo e apresentamos os seguintes vídeos:
Documentário 'Entre rios', disponível em: http://vimeo.com/14770270?utm_source=dlvr.it&utm_medium=twitter&utm_campaign=sharesampa
(utilizamos os 5min finais, por conta do tempo de duração da aula)
e o vídeo “O crescimento da urbanização de São Paulo”, disponível em:


Logo após a exibição dos vídeos, iniciamos o debate, fazendo ligações com a realidade vivida pelos alunos no bairro em que moram e os lugares que frequentam.
Depois do debate foi o momento de apresentar a proposta artística do eco-grafite, mostrar imagens, falar sobre intervenção e colocar as mãos na massa, ou melhor dizendo, na tinta!





O resultado foi positivo, com a participação da maioria dos alunos e, o mais importante, foi perceber que, por menos que tenha sido, uma semente foi plantada, ao ouvirmos de uma aluna um pedido para voltarmos e dar continuidade ao projeto.


Abaixo, vídeo com registro da aplicação do projeto, divirtam-se ! :
video
Espero que o projeto atinja cada vez mais pessoas, da mesma forma que atingiu os alunos da EE. Maria Soares e também alguns alunos da minha turma na faculdade e que novas idéias e projetos surjam para se agregar e ampliar cada vez mais o alcance de manifestações artísticas no nosso dia a dia.

Em breve a continuação do projeto ;)

2 comentários:

  1. Valeu Raquel, eu também quero fazer esta oficina tem como?
    Parabéns por vc e pra Angélica por terem passado na prova da prefeitura, fiquei bastante feliz.
    Dia 12/02/2012 é nóis certo?
    Abracios, fui.

    ResponderExcluir
  2. Oi Raquel, meu projeto da escola é sobre tinta de musco, e comigo não deu certo, a tinta não cresceu e na internet não encontrei ninguém que tivesse conseguido fazer.. Gostaria de saber se você conhece alguém que fez e deu certo, se sim, se poderia me passar o contato... Muito obrigada. (viity@hotmail.com)

    ResponderExcluir